Como concorrer?

Posso concorrer?

Podem concorrer estudantes ou trabalhadores em ciência e/ou tecnologia, com mais de 18 anos, que falem fluentemente português e inglês. O concurso não se destina a profissionais da comunicação ou das artes.


O que devo fazer para concorrer?

  • Consulte o Regulamento Famelab 2019

  • Seleccione o local onde pretende fazer a apresentação caso o seu vídeo seja selecionado.

  • Carregue o seu vídeo.

Fases do concurso

  • Recepção de vídeos | Dezembro 2018 - Fevereiro 2019
    Os candidatos ao FameLab Portugal formalizam a candidatura enviando um registo em vídeo da sua comunicação para as instituições parceiras da região em que pretendem concorrer. Os melhores serão escolhidos para as eliminatórias regionais.

  • Eliminatórias regionais | Janeiro - Março de 2019
    As eliminatórias decorrem em vários pontos do país. Os concorrentes cujos vídeos foram seleccionados apresentam aqui a sua comunicação perante o júri e público. São escolhidos até 3 concorrentes em cada local para estarem presentes numa das meias-finais nacionais.

  • Meias-finais nacionais | Março 2019
    Os concorrentes seleccionados nas eliminatórias regionais são distribuídos pelas duas meias-finais nacionais, onde apresentam a sua comunicação perante o júri e público. Nesta fase são seleccionados até 12 finalistas.

  • Masterclass | Março - Abril 2019
    Os 12 finalistas frequentam uma formação intensiva com um especialista internacional em comunicação de ciência, que os preparará para a final nacional.

  • Final nacional | Abril - Maio 2019
    Os 12 finalistas apresentam a sua comunicação ao vivo, perante público e júri. O vencedor nacional representará Portugal nas semifinais e final internacionais.

  • Semifinais e final internacional | 4-9 de Junho 2019 | Cheltenham, Reino Unido
    O vencedor da final nacional participa numa das semifinais internacionais do FameLab e, se for seleccionado, na final internacional. Estas eliminatórias decorrem durante o Cheltenham Science Festival.

Regulamento 10.ª edição

     

    Objectivo

    1. O concurso FameLab Portugal é uma iniciativa conjunta do British Council e da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, designados como Organização, e com a parceria de Centros Ciência Viva e Universidades portuguesas, com o objectivo de promover a comunicação de ciência e de tecnologia.

     

    Âmbito

    2. O concurso FameLab Portugal é de âmbito nacional e é destinado a todas as pessoas, a partir dos 18 anos, de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal, que trabalhem ou estudem em áreas ligadas à ciência e/ou à tecnologia. O concurso não se destina a profissionais da comunicação ou das artes.

     

    Natureza do concurso e modalidades

    3. O concurso FameLab consiste na realização de uma apresentação oral de um tópico de ciência e/ou tecnologia, com a duração máxima de 3 minutos, sem recurso a PowerPoint ou outro dispositivo electrónico de apresentação, e com uso limitado de materiais de apoio portáteis.

    4. O concurso compreende quatro fases:

    • 1.ª Fase (pré-selecção) - Selecção dos concorrentes que passarão às eliminatórias regionais, a partir das suas apresentações registadas em vídeo;
    • 2.ª Fase (eliminatórias regionais) - Selecção dos concorrentes que passarão às meias-finais nacionais, a partir das suas apresentações orais realizadas perante júri e público (máximo de 3 seleccionados por eliminatória);
    • 3.ª Fase (meias-finais nacionais) - Selecção dos concorrentes que passarão à fase final, a partir das suas apresentações orais realizadas perante júri e público (máximo de 12 seleccionados);
    • 4.ª Fase (final nacional) - Apresentação oral realizada perante júri e público.

    5. As apresentações orais nas eliminatórias regionais, meias-finais e final nacionais no concurso FameLab Portugal são realizadas em língua portuguesa, sendo que nas duas primeiras fases o júri colocará pelo menos uma questão em inglês, a fim de avaliar os conhecimentos dos candidatos nesta língua, necessários para a masterclass e para as eliminatórias internacionais.

    6. As apresentações orais nas semifinais e final Internacionais, que terão lugar durante o Cheltenham Science Festival, no Reino Unido, são realizadas em língua inglesa.

    7. Os materiais de apoio às apresentações devem ser reduzidos ao mínimo, sendo que os concorrentes não terão tempo extra para a montagem e desmontagem dos materiais auxiliares.

    8. A apresentação oral na final nacional tem de ser diferente das realizadas nas fases anteriores, embora o tema possa ser o mesmo.

     

    Prémios

    9. Os concorrentes seleccionados para a final nacional irão participar numa masterclass, a decorrer em Abril de 2018, onde terão a oportunidade de trabalhar com um especialista em comunicação de ciência para aperfeiçoar as suas capacidades de comunicação. A participação na masterclass é obrigatória.

    10. O primeiro, segundo e terceiro lugares, apurados na final nacional, serão distinguidos com prémios.

    11. O vencedor do concurso FameLab Portugal irá participar no Cheltenham Science Festival, no Reino Unido, durante o qual terá lugar o concurso FameLab internacional. As despesas de entrada no Festival, viagem, alojamento e alimentação serão cobertas pela organização do FameLab Portugal.

    12. O vencedor do concurso FameLab Portugal competirá no concurso FameLab internacional com os vencedores dos concursos nacionais FameLab realizados em outros países (semifinais e final).

     

    Candidaturas

    13. As candidaturas são individuais e apresentadas em formulário electrónico on-line, junto das instituições parceiras da região em que os candidatos pretendem concorrer. Os formulários estarão acessíveis na página oficial do FameLab Portugal (www.famelab.pt). Só serão aceites candidaturas submetidas por este meio.

    14. Os registos vídeo das apresentações orais utilizados na fase de pré-selecção (1.ª Fase) são submetidos através do mesmo formulário de candidatura. Só serão aceites candidaturas que incluam o registo vídeo das respectivas apresentações orais.

    15. Só serão aceites candidaturas que sejam submetidas no formulário electrónico on-line dentro do prazo estabelecido para cada um dos locais onde decorrerão as eliminatórias.

    16. Cada concorrente só poderá candidatar-se a um dos locais onde decorrerão eliminatórias.

    17. Não são permitidas candidaturas de vencedores (1.º a 3.º lugar e voto do público) de edições anteriores do FameLab Portugal.

     

    Disposições finais

    18. Os concorrentes cedem à organização do concurso FameLab Portugal os direitos de reprodução, representação e publicação das suas apresentações, em qualquer suporte e formato ou por qualquer meio, bem como os direitos de utilização das imagens recolhidas pela organização durante todas as fases do concurso e em momentos posteriores, com vista à divulgação de novas edições do concurso.

    19. A participação no concurso implica a plena aceitação das normas do presente regulamento.

    20. A resolução de casos omissos neste Regulamento será da competência exclusiva da organização.


Organização

Ciência Viva

 

British Council

 

Cheltenham Festival